domingo, 4 de janeiro de 2015

Jesus Cristo, o que sinto ao ouvir esse Nome? Jesus Christ, what I feel at hearing that name?


Apesar de parecer uma simples pergunta, posso afirmar que não é bem assim. Ao contrário, é uma questão bem complexa e explicarei o porquê. Embora a nossa sociedade tenha sido formada com base em princípios cristãos- ainda que restem apenas resquícios de cristandade- as reações advindas da experiência com o nome de Cristo são as mais diversas. Vão desde uma reação de indiferença a uma atitude de repulsa e ódio. Tais reações, vistas como normais por um olhar menos atento, tem explicações variadas. Tomaremos como base a parábola do semeador para uma abordagem mais apropriada.

1. No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar;
2. e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.
3. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4. e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
5. E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
6. mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
7. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
8. Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
9. Quem tem ouvidos, ouça.
(...)
18. Ouvi, pois, vós a parábola do semeador.
19. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.
20. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21. mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
22. E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
23. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

A primeira reação possível é a indiferença. Para aqueles que não reconhecem a missão do Filho de Deus na Terra, ouvir falar nesse nome não causa reação alguma. Para essas pessoas, Jesus Cristo não representa nada mais que um “revolucionário” de sua época. Jesus assemelha esses tais a sementes que caíram à beira do caminho. (Mateus 13: 4)
A segunda reação é a de empatia. A palavra da salvação chega e alcança o coração. Ouvir falar em Jesus causa muita alegria, entretanto, essas pessoas não têm a firmeza e a fé necessárias para continuarem a jornada. Desse modo, apesar de estarem certas da necessidade de se seguir a Cristo, as angústias e dificuldades diárias as fazem olhar para trás. (Mateus 13: 5-6)
A terceira reação é a de negação. Aqueles que apresentam tal sentimento creem na palavra de salvação, entretanto, os cuidados com as questões desse mundo as fazem abandonar a causa de Cristo em função dos seus objetivos de vida. Tais pessoas temem perder oportunidades de conquistas materiais e não serem aceitas em determinados grupos por serem tachadas de “religiosas” e acabam por apresentar atitudes que, em uma análise mais profunda, representam o mesmo que negar o nome de Jesus. Ao ouvir falar de Jesus, elas negam Seu nome, trocando-o pelas riquezas dessa vida. (Mateus 13: 7)
A quarta reação é a reação apreciada aos olhos de Deus. É a reação de amor. Por essa reação, aqueles que ouvem falar no nome do Senhor Jesus negam a vida de pecados e as riquezas desse mundo e passam a buscar uma vida guiada pela Palavra de Deus. Tais pessoas entendem a importância da mensagem de Cristo, tomam a própria cruz e seguem após Ele, anunciando o Reino dos Céus. Foi assim com a chamada “Igreja Primitiva”. Esses são as sementes que caíram em boa terra. (Mateus 13: 8)
A última reação é a reação de ódio e ela só pode ser explicada à luz da possessão demoníaca. Os únicos que nutrem o sentimento de ódio por Jesus são satanás e os demais espíritos demoníacos. Desse modo, qualquer pessoa que manifeste ódio pelo nome de Cristo deve estar sendo oprimida por demônios. Como bem sabemos que, pelos frutos conheceremos a árvore (Mateus 7: 16), podemos notar facilmente a vida desregrada e repleta de desarranjos (e até de desgraças) de uma pessoa que diz odiar a Jesus.
Portanto, que cada um analise a própria vida através desse “termômetro” que é o nome de Cristo. Se você nutre amor pelo nome de Jesus, você está no caminho correto. Entretanto, se a sua vida é norteada por qualquer das outras reações, procure logo auxílio em Cristo. Ele está a sua espera. Arrependa-se agora mesmo dos seus pecados, aceite a ele como seu único Senhor e Salvador e verás que, a partir de então, irá desfrutar de uma nova experiência de vida.

A paz esteja convosco!              




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...